sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Oriente Médio: O dedo americano

.
Angeli

Extraído do jornal Folha de S. Paulo




.

Santa Catarina urgente: a luta dos praças da polícia militar por salários gera clima de guerra

Fonte: Conlutas

Companheiros e companheiras do movimento sindical, popular, humanitário e progressista:

Santa Catarina, um Estado localizado na região Sul do Brasil com cerca de 6 milhões de habitantes, com o 5º maior PIB desse país, que há poucos dias viveu uma tragédia causada pelas enchentes vive hoje uma outra tragédia eminentemente política. A repressão do Estado sob o comando do governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) contra os praças da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros que reivindicam melhores condições salariais.

A imprensa nacional tem divulgado muito pouco, mas a situação é estamos em GUERRA em SC. As medidas repressivas ao movimento que é liderado pela Associação de Praças de Santa Catarina- APRASC e pelo movimento de Esposas e Familiares de Praças: Mulheres que Lutam! e que recentemente ocupou por 6 dias os principais quartéis e batalhões do Estado lembram os velhos tempos da ditadura:

1) Declaração por parte do governo de que o movimento é de guerrilha e, por conseguinte, terrorista;

2) Multa de 90 Mil reais por dia pelos fechamentos dos quartéis;
3) Proibição de veicular por 90 dias o sitio da APRASC na internet www.aprasc.org.br (já fora da rede e a partir de agora alojadas informações no sitio http://www.sindsaudesc.com.br/ ;

4) Liminar pedindo a dissolução (extinção) da APRASC;

5) Prisão de 4 lideranças ainda não divulgado os seus nomes;

6) Instauração de IPMs (Inquéritos Militares) para expulsão de várias lideranças.

Companheiros existem diversas formas de se solidarizar com esse movimento:

1) Furar o bloqueio da grande mídia: Precisamos furar o bloqueio nacional da grande mídia para que o povo brasileiro tenha o direito de saber que em Santa Catarina existem trabalhadores da segurança pública que se levantam contra uma estrutura militar hierárquica arcaica, dos tempos da ditadura que oprime e reprime os trabalhadores. Muito importante levar ao conhecimento ou sugerir para que seja pauta das mídias alternativas, daquelas de sindicatos, das que tem circulação nacional etc...

2) Legitimidade da Luta: Enviar Moções de Apoio em solidariedade a APRASC reconhecendo a sua legitimidade como entidade representativa dos trabalhadores da segurança pública de SC e solidariedade às Esposas e Familiares de Praças. Afirmando que essa luta é legitima como a de todos os trabalhadores de qualquer categoria condenando enfaticamente qualquer medida punitiva e repressora por parte do Estado, do Governo LHS e do oficialato da PM/SC (enviar para adrianatonn@yahoo.com.br ou rossano_sczip4@hotmail.com)

3) Assinar Nota de apoio: segue em anexo uma nota de apoio que as entidades, personalidades, movimentos, partidos que concordarem com o conteúdo possam assinar confirmando através do seguinte e-mail: adrianatonn@yahoo.com.br

4) Reenviar esse próprio e-mail para diversas entidades, grupos de discussão etc...

5) Contato: Quaisquer duvidas, informações ou outras possibilidades de contribuição (inclusive financeira) entrar em contato com Edileuza Fortuna pelo fone 48- 91292730.
Vale lembrar que o governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) é aliado incondicional - ou subserviente - do DEM do oligarca do capital financeiro Jorge Bornhausen e do PSDB de José Serra.