domingo, 29 de março de 2009

Pacotes contra a crise

Amorim
Correio da Cidadania

Duke

Trabalhadores e trabalhadoras não pagarão pela crise!

Por MST

Não às demissões! Pela redução dos juros, pelos investimentos públicos e em defesa dos direitos trabalhistas e sociais!

O Brasil vai às ruas na próxima segunda-feira, 30 de março. Os trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade estarão unidos contra a crise e as demissões, por emprego e salário, pela manutenção e ampliação de direitos, pela redução dos juros e da jornada de trabalho sem redução de salários, pela Reforma Agrária e em defesa dos investimentos em políticas sociais.

A crise da especulação e dos monopólios estourou no centro do sistema capitalista, os Estados Unidos, e atinge as economias menos desenvolvidas. Lá fora - e também no Brasil -, estão sendo torrados trilhões de dólares para cobrir o rombo das multinacionais, em um poço sem fim, mas o desemprego continua se alastrando, podendo atingir mais 50 milhões de pessoas.

No Brasil, a ação nefasta e oportunista das multinacionais do setor automotivo e de empresas como a Vale do Rio Doce, CSN e Embraer, levaram à demissão de mais de 800 mil trabalhadores nos últimos cinco meses.

O povo não é o culpado pela crise. Ela é resultante de um sistema que entra em crise periodicamente e transformou o planeta em um imenso cassino financeiro, com regras ditadas pelo "deus mercado". Diante do fracasso desta lógica excludente, querem que a classe trabalhadora pague a fatura em forma de demissões, redução de salários e de direitos, injeção de recursos do BNDES nas empresas que estão demitindo e criminalização dos movimentos sociais. Basta!

A precarização, o arrocho salarial e o desemprego enfraquecem o mercado interno, deixando o país vulnerável e à mercê da crise, prejudicando fundamentalmente os mais pobres; nas favelas e periferias, É preciso cortar drasticamente os juros, reduzir a jornada sem reduzir os salários, acelerar a reforma agrária, ampliar as políticas públicas em habitação, saneamento, educação e saúde, e medidas concretas dos governos para impedir as demissões, garantir o emprego e a renda dos trabalhadores.

Manifestamos nosso apoio a todos os que sofreram demissões, em particular aos 4.270 funcionários da Embraer, ressaltando que estamos na luta pela readmissão.

O dia 30 também é simbólico, pois nesta data se lembra a defesa da terra Palestina, a solidariedade contra a política terrorista do Estado de Israel, pela soberania e auto-determinação dos povos.

Com este espírito de unidade e luta, vamos construir em todo o país grandes mobilizações. O dia 30 de março será o primeiro passo da jornada. Some-se conosco, participe!

NÃO ÀS DEMISSÕES!
REDUÇÃO DOS JUROS!
REDUÇÃO DA JORNADA SEM REDUÇÃO DE SALÁRIOS E DIREITOS!
REFORMA AGRÁRIA JÁ!
POR SAÚDE, EDUCAÇÃO E MORADIA!
EM DEFESA DOS SERVIÇOS E SERVIDORES PÚBLICOS! SOLIDARIEDADE AO POVO PALESTINO.


Ato Internacional Unificado Contra a Crise
Concentração no Masp - Avenida Paulista
30 de Março - 10h




Organizadores:

ASSEMBLÉIA POPULAR, CEBRAPAZ, CGTB, CMB, CMS, CONAM, CONLUTAS, CONLUTE, CTB, CUT, FORÇA SINDICAL, INTERSINDICAL, MARCHA MUNDIAL DE MULHERES, MST, MTL, MTST, NCST, OCLAE, UBES, UBM-FDIM, UGT, UNE, UNEGRO, VIA CAMPESINA


Saiba sobre os atos em outros estados:


Trabalhadores gaúchos reivindicam seus direitos, emprego e Reforma Agrária
27/03/2009 - Em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, trabalhadores e estudantes do campo e da cidade também estarão reunidos em uma grande manifestação contra os ônus da crise no dia 30/3, exigindo emprego, manutenção de direitos e Reforma Agrária.

Mobilização contra a crise une movimentos no Maranhão
27/03/2009 - Como encaminhamento da Assembléia dos Movimentos sociais durante o Fórum Social Mundial, entre os dias 28 de março e 4 de abril trabalhadores de todo o mundo estarão protestando contra a crise e em defesa de seus direitos. No Brasil, no dia 30/3, também o Maranhão estará mobilizado


RIO DE JANEIRO
Ato unitário no centro da cidade do Rio de Janeiro, com concentração a partir das 14h, na Candelária, com passeata pela Av. Rio Branco.
Encerramento do Ato na Cinelândia.
Convocam a manifestação: CONLUTAS, CTB, CUT, FORÇA SINDICAL, INTERSINDICAL, UGT, CONDSEF, DCE/UFF, CMP, CPM, MTD, MST, LS, UJC, PCB, PC do B, PSOL, PSTU.

MINAS GERAIS
Em Belo Horizonte haverá um Ato Unificado às 15h, na Praça Sete.
Em Uberlândia, outro Ato unificado, do qual participarão a CONLUTAS, CUT, CTB, FORÇA SINDICAL, TERRA LIVRE, MPRA, MST, entre outras entidades e movimentos. Concentração às 15h, na Praça Tubal Villela, no Centro da cidade.

ALAGOAS
Ato em Maceió, no Calçadão do Comércio, às 14h.

CEARÁ
Às 15h, Ato unificado saindo da Pça. da Bandeira, em passeata até Pça. do Ferreira, em Fortaleza.

MARANHÃO
Às 8h, passeata no Centro de São Luís.

PARAÍBA
Ato unificado com CONLUTAS, CUT, CTB, em João Pessoa.

SERGIPE
Às 8h, Ato unificado com CONLUTAS, CUT, MST, MTU e a juventude na Pça.Bandeira, em Aracajú.

RIO GRANDE DO NORTE
Ato na Pça. Gentil Ferreira, em Natal, às 14h, com passeata organizada pela CONLUTAS, CTB, Intersindical, MST, CMP, Força Sindical.

PERNAMBUCO
Passeta em Recife, às 9h, com concentração na FIEPE (Federação das Industrias de Pernambuco). Estão juntas na construção do ato: CONLUTAS,CUT,CTB,FORÇA SINDICAL,UGT,NOVA CENTRAL, MST,ANDES,UCS,PCB,PSOL,PSTU,MTL E INTERSINDICAL

PIAUÍ
Ato Unificado em Teresina com a CONLUTAS, CUT, CTB, na Praça da Liberdade, ao lado do CEFET, às 10h, concentração e caminhada pela Avenida Frei Serafim.

PARANÁ
Ato em Curtiba, com concentração na Praça Santos Andrade, às 10h, com passeata até o Banco Central, Prefeitura e Assembléia Legislativa.

SANTA CATARINA
Ato em Florianópolis, às 17h, em frente da Procuradoria Geral do Estado. Convocam: CONLUTAS, MUCAP. CUT, CTB e INTERSINDICAL. Os trabalhadores em Educação farão uma greve de 24hs nesta data e se incorporarão na manifestação unificada.

BRASÍLIA
Ato em frente ao Banco Central, 10h . Passeata em direção a Esplanada dos Ministérios.

MATO GROSSO
A manifestação em Cuiabá será realizada às 10h, na Praça Alencastro, em frente à Prefeitura Municipal. Entidades que estão construindo o Dia Nacional de Lutas em Mato Grosso: SINDIJUFE-MT, CONLUTAS, INTERSINDICAL, CUT, CTB, NOVA CENTRAL, MRS, DCE-UFMT, Assembléia Popular, Centro Burnier Fé e Justiça, MST, SINDJOR, ADUFMAT, ANDES, UNE, UJS, CLTP, SINTEP, SINTRAE, Rede de Educação Cidadã (Recid), SEEB-MT, UJS, UMB-MT, Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil e ASS entre outras.

GOIÁS
Ato às 9h na Pça. Bandeirante, em Goiânia.

Essa crise não é nossa!

Lutar pra não pagar a crise dos ricos

Por Terra Livre

A ganância dos ricos está levando o mundo à crise mais uma vez. Para salvar os seus privilégios, banqueiros, “investidores”, especuladores e grandes empresários se apropriam mais das riquezas da nossa sociedade. Os governos, o parlamento e a Justiça, defendendo os ricos, retiram os direitos dos trabalhadores e gastam todo o dinheiro público com os pacotes “para contornar a crise”. Desde setembro, foram centenas de bilhões de reais que o governo Lula deu aos bancos e empresas multinacionais, os mesmos que vão aprofundar a crise e desempregar.

Para a grande massa dos trabalhadores resta se defender ocupando terra para produzir, terrenos para morar, fazendo greves para não ficar desempregado ou sem aposentadoria. Mas não basta se defender! Dos trabalhadores é que virá a verdadeira saída para a crise. Com a nossa auto-organização, através dos movimentos sociais, nós podemos impor aos governos que os recursos públicos sejam usados para empregar, garantir os direitos trabalhistas, em educação e saúde. Podemos impor a reforma agrária que pode baratear o alimento e devolver a terra que é de todos, é do povo brasileiro. Organizados, podemos transformar a cidade, onde todos podem morar com dignidade, trabalhar e se divertir, e onde podemos fazer a indústria produzir para o bem de todos, e não para a exploração e lucros exorbitantes da burguesia.

Essas são as formas de acabar com a crise e evitar as próximas, com igualdade e justiça social e uso consciente dos nossos recursos, construindo o socialismo. E isso só ocorre com a organização e ação dos trabalhadores, no movimento social cotidiano, distribuindo as riquezas e construindo uma terra sem classe dominante. UMA TERRA LIVRE!

A Terra Livre participa da jornada nacional de lutas no dia 30 de Março em manifestações em:

Goiânia
Manhã – Ato às 9 horas na Pça. Bandeirante, com passeata até a FIEG
Manifestação em frente ao Governo do Estado contra a privatização da CELG

Uberlândia
to unificado, do qual participarão a CONLUTAS, CUT, CTB, FORÇA SINDICAL, TERRA LIVRE, MPRA, MST, entre outras entidades e movimentos. Concentração às 15 horas na Praça Tubal Villela, no Centro da cidade.

Ouro Preto
Dia de lutas

São Paulo
10 horas – Ato unificado na Avenida Paulista


DIA 30 de Março TODOS ÀS RUAS CONTRA O DESEMPREGO!
ESSA CRISE NÃO É NOSSA!

Nota de repúdio à ação do INCRA-MG

Por MPRA - Movimento Popular pela Reforma Agrária

O Movimento Popular pela Reforma Agrária - MPRA, ocupa a área da fazenda Cabaça, no município de Uberlândia ha aproximadamente 2 anos. A fazenda foi vistoriada pelo Incra e o laudo indicou sua improdutividade. Confiantes de que seriam assentadas ali, as 35 famílias iniciaram o cultivo da terra. Plantaram cará, mandioca, milho, hortaliças, num total de 10 hectares. A proprietária da fazenda questionou o laudo do Incra e após uma "negociação" forjada conseguiu alterá-lo indicando a fazenda como área produtiva. Agora, depois de tanto esforço das pessoas que estão na área para recuperá-la e tentarem, mesmo sem nenhum auxílio do governo, tirar dali o seu sustento, o Incra marcou uma audiência de negociação e indica o despejo das famílias para retornar a posse da fazenda à proprietária. A audiência acontecerá no dia 01 de abril, às 13:00, no fórum de Uberlândia-Mg. O MPRA denuncia este ato de desrespeito e indignidade do poder público e conclama à sociedade nesta campanha para desmascarar a falsa Reforma Agrária do governo federal e o atrelamento do Incra-Mg com os interesses dos latifundiários.

saudações revolucionárias,

Movimento Popular pela Reforma Agrária