quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Um em cada três brasileiros não tem condições dignas de moradia

Agência Brasil

BRASÍLIA - Em todo o Brasil, 54 milhões de pessoas, o equivalente a 34,5% da população urbana, ainda vivem em condições de moradia inadequadas. Os dados fazem parte de estudo feito com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2007, divulgado hoje pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Segundo a pesquisa Pnad 2007: Primeiras Análises, praticamente um em cada três brasileiros que vivem nas cidades não tem condições dignas de moradia.

O estudo mostra que indicadores habitacionais como domicílios urbanos providos de paredes e teto construídos com materiais duráveis apresentam índices de cobertura superiores a 98,6%, considerados pelo estudo como 'bastante elevados'. Há registros também de banheiros de uso exclusivo do domicílio para 97,5% das pessoas que vivem em áreas urbanas, de iluminação elétrica em 99,8% das moradias e de conexão com a rede de telefonia fixa em 75,6%.

Os principais problemas habitacionais, segundo o Ipea, estão relacionados ao grande adensamento de pessoas, ao ônus excessivo com o pagamento de aluguel, à proliferação de assentamentos precários e aos casos de mais de uma família vivendo em uma mesma residência.

O número de pessoas que moram em domicílios urbanos onde há superlotação domiciliar com densidade superior a três pessoas por cômodo usado como dormitório , por exemplo, é de 12,3 milhões de habitantes, o que representa 7,8% da população urbana.

De acordo com o estudo, os brasileiros que sofrem com o adensamento excessivo estão concentrados nas regiões metropolitanas de São Paulo (2,2 milhões) e do Rio de Janeiro (1 milhão). Já em termos relativos, o problema é mais grave nas regiões metropolitanas de Belém, de São Paulo e de Salvador, onde os percentuais são de 16,6%, 11,7% e 10,6%, respectivamente.

No que diz respeito à população residente em assentamentos precários, a pesquisa verificou uma redução considerada "substancial" no número de pessoas que vivem em cortiços (domicílios do tipo cômodo), de 870 mil, em 1992, para 408 mil, em 2007. Ainda assim, no ano passado, o número de brasileiros em situação de irregularidade fundiária em áreas urbanas e cujas residências estavam construídas em terrenos de propriedade de terceiros ou sob outras condições de moradia, como invasão, era de 7,3 milhões.

Seminário Internacional "Hegemonia às Avessas"

Seminário Internacional do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania – Cenedic


HEGEMONIA ÀS AVESSAS
Economia, Política e Cultura na Era da Servidão Financeira


– 21/22/23/24 de Outubro de 2008 –

Local: Universidade de São Paulo - USP
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas
Prédio de História e Geografia



21 de outubro

17:30: ABERTURA – Gabriel Cohn (USP)



19:00 – O TRABALHO APÓS O DESMANCHE

● Ricardo Antunes (Unicamp)

● Arne L. Kalleberg (Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill )

● Yves Cohen (École de Hautes Études en Sciences Sociales - EHESS)



22 de outubro

10:30 – A CULTURA DA SERVIDÃO FINANCEIRA

● Maria Elisa Cevasco (USP)

● Luiz Martins (USP)

● Pedro Arantes (USP)



14:00 - Mostra: O CINEMA DO DESMANCHE: “Cronicamente inviável” de Sergio Bianchi.



17:00 - Mostra: O CINEMA DO DESMANCHE: “Os 12 trabalhos” de Ricardo Elias.



19:00 – DOMINAÇÃO FINANCEIRA E MERCADO DE TRABALHO NO BRASIL

● José Dari Krein (Unicamp)

● Alexandre de Freitas Barbosa (Cebrap)

● Márcio Porchmann (IPEA-Unicamp) / Substituído por Leda Paulani (FEA/USP)



23 de outubro

10:30 – A AMÉRICA LATINA NA ENCRUZILHADA

● Carlos Eduardo Martins (UFF)

● Ary Minella (UFSC)

● Gilberto Maringoni (Faculdade Casper Líbero)





14:00 –DO APARTHEID AO NEOLIBERALISMO

● Dennis Brutus (Universidade de KwaZulu-Natal – África do Sul)

● Omar Thomaz (Unicamp)

● José Luis Cabaço (Universidade Técnica de Moçambique – UDM)



17:00 - Mostra: O CINEMA DO DESMANCHE: “O invasor” de Beto Brant.



19:00 – O SOCIALISMO APÓS O DESMANCHE

● Alvaro Bianchi (Unicamp)

● Brian Palmer (Trent University)

● Wolfgang Leo Maar (UFSCar)



24 de outubro

10:30 - TEATRO E DESMANCHE URBANO

● Martin Eikmeier (Cia do Latão)

● Eugênio Lima (Núcleo Bartolomeu de Depoimentos; Frente 3 de Fevereiro)

● José Fernando (USP, Teatro de Narradores)



14:00 – A CIDADE E A MISÉRIA DA POLÍTICA

● Cibele Rizek (USP)

● Mariana Fix (USP)

● João Whitaker (USP)

● Carlos Vainer (UFRJ)



17:00 - Debate: O CINEMA DO DESMANCHE

Coordenação: Paulo Menezes (USP)

Debate Paulo Arantes (USP) e Paulo Menezes (USP)



19:00 – ENCERRAMENTO

HEGEMONIA ÀS AVESSAS: DECIFRA-ME.. . OU TE DEVORO!

● Francisco de Oliveira (USP)

● Carlos Nelson Coutinho (UFRJ)

● Paulo Arantes (USP)

Hegemonia às avessas

Esta semana (já começou!) está acontecendo o Seminário internacional do Cenedic "Hegemonia às avessas: Economia, política e cultura na Era da Servidão Financeira. Resolvi postar o texto publicado no ano passado na Revista Piauí com o mesmo nome por Chico de Oliveira.

A. Ferreira

* * * * * * * * * * *
Hegemonia às avessas

Como na África do Suldo fim do apartheid, também no Brasil de Lula e do Bolsa Família parece que os dominados dominam, quando na verdade o governo capituladiante da exploração desenfreada

FRANCISCO DE OLIVEIRA

Depois de levar um susto no primeiro round, quando seu adversário imediato abocanhou 40% dos votos, Luiz Inácio Lula da Silva ganhou fácil o segundo turno das eleições. Há uma gama variada de interpretações para a retumbante vitória. A mais óbvia acentua a influência do Bolsa-Família, que teria garantido uma maciça votação pelos estratos mais pobres da sociedade. Tanto que, no Nordeste, região que recebe o maior contingente da assistência do Bolsa-Família, Lula ultrapassou os 70% em quase todos os municípios.

É mais complicado explicar por que Geraldo Alckmin teve tantos votos no primeiro turno. Epor que perdeu uns 2 milhões de votos do primeiro para o segundo. A interpretação majoritária sustenta que o tucano foi o opositor ideal para Lula: pouco conhecido fora de São Paulo, com cara de paulista, jeito de paulista e fama de paulista, o que fora de São Paulo é um handicap. Para completar, Alckmin não tinha nenhuma mensagem e foi muito mal na campanha televisiva. Outra interpretação corrente, assumida pelo próprio Lula e por jornais do exterior, é que o Brasil eleitoral se dividiu entre ricos e pobres, e os pobres venceram. Seria ótimo, se fosse plausível, que os 40% de votos de Alckmin foram dos “ricos”, e que a votação de Lula foi exclusivamente dos “pobres”.

Um dos resultados formidáveis da eleição, incluindo os pleitos para os estados e a renovação do Congresso, foi a salada das coligações e coalizões. Siglas de suposta orientação ideológica oposta se uniram, indiscriminadamente, com toda espécie de agrupamentos, incluindo os de salteadores. Traições abertas às próprias hostes foram a regra. O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, por exemplo, além de ser o maior sojicultor do mundo, é membro do PPS, Partido Popular Socialista, sigla herdeira do antigo Partido Comunista Brasileiro. Ele apoiou Lula abertamente – enquanto seu partido fazia campanha por Geraldo Alckmin. Essa falta de consistência confirma a irrelevância da política partidária no capitalismo contemporâneo. Irrelevância que é mais grave na periferia do que no centro. Os partidos representam pouco, e a política está centrada sobretudo nas personalidades. Sempre foi assim na tradição brasileira, mas, depois da criação dos partidos de massa – vale dizer, depois da criação do PT –, houve um período de forte valorização dos partidos.

O Partido do Movimento Democrático Brasileiro, metamorfose do antigo partido de oposição à ditadura militar no período 1964-1984, fez a maior bancada na Câmara. O PMDB é, tipicamente, um partido de caciques regionais. Ele não tem sequer unidade programática. Dessa vez, o que é importante como símbolo, não teve candidato à Presidência, seja em coligação com o PT, seja com o PSDB. O Partido da Frente Liberal foi derrotado fragorosamente na Bahia e no Maranhão, e ainda assim formou a maior bancada no Senado.

O Partido dos Trabalhadores manteve-se com a segunda maior bancada da Câmara Federal, tendo tido, pela primeira vez, uma diminuição no número de seus deputados. Fez apenas quatro governadores, sendo a Bahia o único estado importante, politicamente, até porque derrotou um coronel pefelista tido como imbatível, Antônio Carlos Magalhães. Lula distanciou-se ostensivamente do PT. Somente recorreu ao partido, e a setores de esquerda fora do PT, no segundo turno, quando viu sua reeleição ameaçada. Proclamados os resultados, logo fechou um acordo com o PMDB para, juntos, dominarem a Câmara dos Deputados e o Senado.

O ceticismo é geral quanto ao segundo mandato. Ninguém, à direita e à esquerda, espera grandes alterações nas políticas governamentais. Lula parece uma barata tonta, clamando por soluções para, conforme diz, “destravar” o desenvolvimento. Afora a continuidade do Bolsa-Família, e a manutenção do conservadorismo na política econômica, o presidente parece ter perdido inteiramente o rumo. O desnorteio mostra uma das conseqüências de sua vitória, nas proporções em que ocorreu: Lula não tem objetivos porque não tem inimigos de classe. Alguns, poucos, que vocalizaram a esperança de mudanças na política econômica, foram imediatamente repreendidos pelo próprio presidente reeleito – caso de Tarso Genro, ministro das Relações Institucionais, tido como o ideólogo do governo, e Dilma Roussef, a poderosa chefe da Casa Civil, considerada o motor do Executivo. Eles estavam entre os mudancistas, e foram logo calados.

O governo terá maioria no Congresso, mas é quase certo que o balcão de negociações entre as várias siglas e o Executivo será mais amplo do que no primeiro mandato. Dito de forma mais direta: o governo será mais fraco do que no primeiro mandato, e a cobrança dos apoios será mais forte, na forma de nomeações para os cargos de primeiro escalão e para as grandes entidades federais. A agenda das denúncias de corrupção não está encerrada, embora se espere que o governo seja mais cuidadoso e as oposições, menos assanhadas.

Aparentemente, o espaço da esquerda se ampliou. Até este escriba votou em Lula, no segundo turno, com essa perspectiva. A oposição pela esquerda a Lula, e ao tucanato, chegou a uns 7% dos votos para presidente, materializada no voto a Heloísa Helena e à Frente de Esquerda PSOL-PSTU-PCB-Consulta Popular. A ilusão quanto ao peso da esquerda se desfez com as primeiras declarações do presidente reeleito, que reendossou a política econômica, manteve nos cargos algumas figuras emblemáticas (caso de Henrique Meirelles na presidência do Banco Central) e defendeu a “Era Palocci”. No mesmo movimento, Lula aventou nomes para compor o novo ministério que estão entre os mais reacionários do meio empresarial – a começar por Jorge Gerdau Johannpeter, proprietário do maior conjunto de siderúrgicas do Brasil (e de algumas no Exterior), compradas na bacia das almas das privatizações do governo FHC.

Os votos nulos alcançaram a marca dos 4%, mesma porcentagem para os votos em branco, e 23% dos cadastrados não compareceram às seções eleitorais, mesmo com a obrigatoriedade do voto. De fato, as eleições presidenciais não interessaram a 31% dos votantes. Ou, então, as candidaturas não motivaram esses 31% dos eleitores. É a porcentagem mais alta de “indiferença” eleitoral da história moderna brasileira. É uma indiferença que já se aproxima dos números da abstenção dos norte-americanos nas eleições presidenciais. De novo, essa indiferença quer dizer que a política não passa pelo conflito de classes, o evita, e trapaceia com ele. Nas ruas, o fracasso da “mudança” não poderia ser mais evidente: nenhuma vibração, nenhuma bandeira do PT ou de qualquer outro partido, nenhuma mobilização. A grande maioria dos eleitores se desincumbia da obrigação com ar de enfado. Muitos deles logo tomaram o caminho das praias.

O presidente reeleito não lamentou essa indiferença expressiva do eleitorado. Queixou-se amargamente, isso sim, de não ser o preferido pelos “ricos”, cobrando-lhes o fato de que nunca os banqueiros ganharam tanto dinheiro como em seu governo, para logo depois dizer que os “pobres” haviam ganho a eleição. Essa interpretação logo foi encampada pela imprensa: o Brasil se havia dividido entre “pobres” e “ricos”. Esqueceram de explicar os 40% de votos em Geraldo Alckmin no primeiro turno: aí já seríamos um país do Primeiro Mundo!

Qual será a cara do mandato que agora se inicia? Certamente, haverá uma nova ampliação do programa Bolsa-Família, e é aí que mora o perigo. Nos outros setores, as mudanças serão superficiais. Talvez seja feita a grande transposição do rio São Francisco para os estados mais sujeitos à seca no Nordeste, e algumas obras de infra-estrutura. Por aí se ficará.

A perspectiva para o futuro requer uma reflexão gramsciana. Talvez estejamos assistindo à construção de uma “hegemonia às avessas” típica da era da globalização. A África do Sul, provavelmente, anunciou essa hegemonia às avessas: enquanto as classes dominadas tomam a “direção moral” da sociedade, a dominação burguesa se faz mais descarada. As classes dominadas na África do Sul, que se confundem com a população negra, derrotaram o apartheid, um dos regimes mais nefastos do século XX, mesmo se levando em conta que o século passado conheceu o nazi-fascismo e o arquipélago Gulag. E o governo sul-africano oriundo da queda do apartheid, no entanto, se rendeu ao neoliberalismo. As favelas de Johanesburgo não deixam lugar a dúvidas (veja-se Planeta Favela, de Mike Davis, editora Boitempo, 2006). Assim, a liquidação do apartheid mantém o mito da capacidade popular para vencer seu temível adversário, enquanto legitima a desenfreada exploração pelo capitalismo mais impiedoso.

Algo assim pode estar em curso no Brasil. A longa “era da invenção” (ver os meus artigos “Política numa era de indeterminação” e “O Momento Lênin”) forneceu a direção moral da sociedade brasileira na resistência à ditadura e alçou a questão da pobreza e da desigualdade ao primeiro plano da política. Chegando ao poder, o PT e Lula criaram o Bolsa-Família, que é uma espécie de derrota do apartheid. Mais ainda: ao elegermos Lula, parecia ter sido borrado para sempre o preconceito de classe, e destruídas as barreiras da desigualdade. Ao elevar-se à condição de condottiere e de mito, como as recentes eleições parecem comprovar, Lula despolitiza a questão da pobreza e da desigualdade. Ele as transforma em problemas de administração, derrota o suposto representante das burguesias – o PSDB, o que é inteiramente falso – e funcionaliza a pobreza. A pobreza, assim, poderia ser trabalhada no capitalismo contemporâneo como uma questão administrativa.

Já no primeiro mandato, Lula havia seqüestrado os movimentos sociais e a organização da sociedade civil. O velho argumento leninista-stalinista, de que os sindicatos não teriam função num sistema controlado pela classe operária, ressurgiu no Brasil de forma matizada. Lula nomeou como ministros do Trabalho ex-sindicalistas influentes na CUT. Outros sindicalistas estão à frente dos poderosos fundos de pensão das estatais. Os movimentos sociais praticamente desapareceram da agenda política. Mesmo o MST vê-se manietado pela forte dependência que tem em relação ao governo, que financia o assentamento das famílias no programa da reforma agrária.

Nas condições em que se deu, a vitória eleitoral anula as esquerdas no Brasil. Toda crítica é imediatamente identificada como sendo de “direita” –que é um termo inadequado para a defesa de um governo que tem na direita pilares fundamentais, do pequeno PP a setores do PMDB, como os de Jader Barbalho e José Sarney. Um rancor surdo torna difíceis as relações entre a esquerda independente e o PT e, particularmente, o governo Lula. Por outro lado, a mídia, sobretudo os grandes jornais, segue atacando o governo com ferocidade, o que contribui para confundir a crítica da esquerda com a crítica da própria imprensa. O principal partido da oposição a Lula, o PSDB, esfrangalhou-se – e também confunde toda a crítica com suas posições.

Caso o programa Bolsa-Família experimente uma grande ampliação, o que será possível simplesmente com uma redução de 0,1% do superávit primário, os fundamentos da “hegemonia às avessas” estarão se consolidando. Trata-se de um fenômeno novo, que está a exigir novas reflexões. Ele não é nada parecido com qualquer das práticas de dominação exercidas ao longo da existência do Brasil. Suponho, também, que ela não se parece com o que o Ocidente conheceu como política e dominação. Não é o patrimonialismo, pois o que os administradores dos fundos de pensão estatais gerem é capital-dinheiro. Não é o patriarcalismo brasileiro de Casa-grande & senzala, de Gilberto Freyre, porque não é nenhum patriarca quem exerce o mando, nem a economia é “doméstica” (no sentido do domus romano), embora na cultura brasileira o chefe político possa se confundir, às vezes, com o “pai” – Getúlio Vargas foi apelidado de pai dos pobres e Lula pensa tomar-lhe o lugar; mas o que ele gere, com sua classe, é capital. Não é populismo, como sugere a crítica da direita, e mesmo de alguns setores da esquerda, porque o populismo foi uma forma autoritária de dominação na transição da economia agrária para a urbano-industrial. E o populismo foi – de forma autoritária, enfatize-se – a inclusão sui generis da novel classe operária, desbalanceando a velha estrutura de poder no Brasil, deslocando fortemente os latifundiários da base da dominação. Nada disso está presente na nova dominação.

Muitos críticos e analistas consideram que o Bolsa-Família é o grande programa de inclusão das classes dominadas na política. Isso é um grave equívoco, sobretudo por parte daqueles que cultivam a tradição marxista gramsciana. Entre eles estão Walquíria Domingues Leão Rêgo, o próprio ministro Tarso Genro, e Luiz Jorge Werneck Vianna, sendo que este último considera o Bolsa-Família, e o próprio governo Lula, como a continuação da “via passiva”, na longa, e permanentemente inacabada, Revolução Burguesa brasileira. A nova dominação (e arrisco a hipótese de que ela seja própria e funcional ao capitalismo mundializado) inverte os termos gramscianos. Vejamos.

Parece que os dominados dominam, pois fornecem a “direção moral” e, fisicamente até, estão à testa de organizações do Estado, direta ou indiretamente, e das grandes empresas estatais. Parece que eles são os próprios capitalistas, pois os grandes fundos de pensão das estatais são o coração do novo sistema financeiro brasileiro, e financiam pesadamente a dívida interna pública. Parece que os dominados comandam a política, pois dispõem de poderosas bancadas na Câmara dos Deputados e no Senado. Parece que a economia está finalmente estabilizada, que se dispõe de uma sólida moeda, e que tal façanha se deveu à política governamental, principalmente no primeiro mandato de Lula.

O conjunto de aparências esconde outra coisa, para a qual ainda não temos nome, nem talvez conceito. Mas certamente será nas pistas do legado de Antonio Gramsci, o “pequeno grande sardo”, que poderemos encontrar o caminho de sua decifração. O consentimento sempre foi o produto de um conflito de classes em que os dominantes, ao elaborarem sua ideologia, que se converte na ideologia dominante, trabalham a construção das classes dominadas à sua imagem e semelhança. Esse é o núcleo da elaboração de Marx e Engels n’A Ideologia Alemã, que o pequeno grande sardo desdobrou admiravelmente. Está-se frente a uma nova dominação: os dominados realizam a “revolução moral” – derrota do apartheid na África do Sul; eleição de Lula e Bolsa-Família no Brasil – que se transforma, e se deforma, em capitulação ante a exploração desenfreada.

Nos termos de Marx e Engels, da equação “força + consentimento” que forma a hegemonia, desaparece o elemento “força”. E o consentimento se transforma no seu avesso: não são mais os dominados quem consentem na sua própria exploração. São os dominantes – os capitalistas e o capital, explicite-se – que consentem em ser politicamente conduzidos pelos dominados, à condição de que a “direção moral” não questione a forma da exploração capitalista. É uma revolução epistemológica para a qual ainda não dispomos da ferramenta teórica adequada. Nossa herança marxista-gramsciana pode ser o ponto de partida, mas já não é o ponto de chegada.


6º Estágio Interdisciplinar de Vivência em áreas de Reforma Agrária e Atingidos/as por Barragens do Estado de MG


"Não teme enfrentar, não teme ouvir, não teme o desvelamento do mundo.

Não teme o encontro com o povo.
Não teme o diálogo com ele, de que resulta o crescente saber de ambos.

Não se sente dono do tempo, nem dono dos homens e das mulheres,

nem libertador dos oprimidos.

Com eles se compromete, dentro do tempo, para com eles lutar".

Paulo freire - Pedagogia do Oprimido.



Companheiros/ as,

Nós, do Movimento Estudantil de Minas Gerais, desenvolvemos há 6 anos o Estágio Interdisciplinar de Vivência em áreas de Reforma Agrária, e desde o ano passado, também em áreas de atingidos/as por barragens, em nível estadual.

Trata-se de uma atividade permanente de aliança entre Movimentos Sociais, e que aqui no estado tem nos gerado grandes frutos, notadamente no âmbito da articulação entre escolas e entidades estaduais.

Propomos através do Estágio, o despertar de consciência crítica nos estudantes a partir da vivência da realidade dos Movimentos Camponeses, e da reflexão e teorização da realidade social, cultural e econômica do nosso país.

O EIV possui um método que possibilita atingir nossos objetivos de formação e organização estudantil. E que nada tem de "extensão universitária", pois nosso estágio, carinhosamente chamado de EIV, é totalmente autônomo e avesso às grades curriculares, metodologias, olhares etnocêntricos ou mesmo qualquer vinculação à academia e sua forma de tratar a relação universidade- sociedade.

Se olharmos mais de perto, e pesquisarmos a história, também de inovação não há nada, talvez, apenas tivemos a originalidade e justeza de adaptar dialeticamente a realidade que nos encontramos a algumas propostas já usadas em outras épocas da luta de classes.

A metodologia de vivenciar o seio das classes camponesas em luta, participando de todo seu cotidiano, de forma a quebrar preconceitos e paradigmas cristalizados e valendo-se do trabalho e da vida rural como elemento pedagógico e educativo já fora usado antes.

Podemos dizer que a presença de uma forte inserção do EIV neste meio (universitário mineiro) deve-se, em boa parte, a esta experiência inovadora de casar as lutas do ME às dos Movimentos Sociais Populares, construindo pautas e agendas comuns, e realizando ações conjuntas.

Nesta 6ª edição do EIV MG procuramos, novamente, nos desafiar a construir um Estágio que possibilite o encontro e a formação de lutadores/as estudantis, que através do diálogo e do aprendizado com o povo, com ele se comprometam e com ele lutem, como nos ensina Paulo Freire, seja dentro da Universidade e também fora de seus muros.

Bom camaradas, gostaríamos de socializar com vocês esta reflexão, e incentivá-los a participar e construir conosco o 6º Estágio Interdisciplinar de Vivência de Minas Gerais.

O EIV-MG ocorrerá entre os dias 28 de dezembro de 2008 e 22 de janeiro de 2009, em Belo Horizonte. As inscrições se iniciam no dia 15 de outubro e estarão abertas até dia 13 de novembro. Para se inscrever, preencha a Ficha de Inscrição em anexo e envie para: eivmg6@yahoo.com.br. Para conhecer mais sobre o EIV MG e baixar a ficha de inscrição: http://www.vestiario.org/eiv.



Saudações Revolucionárias,



Comissão Organizadora do VI EIV MG


FEAB, ABEEF, ABEF, DCE UFMG, DCE UFU, DCE UFSJ, DCE UFJF, DCE UFV, DCE UFVJM, DATO, DATEM, DAMAR, DAFAFAR, DAFAFICH, DA ENGENHARIA, DA ICB, CACOM, CIRANDA LIBERDADE, ESPAÇO SAÚDE, CONTRA-MOLA, MST, MAB E MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES


Para mais informações: eivmg6@yahoo.com.br

Charge: Latuff




Wall Street Crisis

Por Latuff

CPFL rompe acordo com trabalhadores da Flaskô e interrompe fornecimento de energia elétrica

Por Site da Flaskô - http://www.flasko.blogspot.com/

Nós, trabalhadores da Flaskô, precisamos de socorro e ajuda imediata. A CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) cortou às 18 horas da última sexta-feira (17/10) o fornecimento de energia na fábrica. Precisamos de uma ação imediata e forte para resistirmos mantendo nossos empregos.

Desde o dia 02 de setembro estamos negociando com a CPFL, intermediados pela Superintendência do Ministério do Trabalho de São Paulo. Após reunião entre os trabalhadores da Flaskô e a CPFL, na sede do Ministério do Trabalho de São Paulo, foi acordada a suspensão do pagamento de um acordo no dia 15 de setembro, que depois pagamos para garantir a continuidade da produção. Também foi marcada uma nova reunião para 30 de setembro na sede da CPFL e outra em 07 de outubro no Ministério do Trabalho para dar continuidade às negociações. Na reunião de 30 de setembro, assinamos a suspensão do pagamento do acordo até 27/11, quando faríamos outra reunião tentando viabilizar o entendimento entre as parte quanto à forma de pagamento. Assim, ficou acordado também suspender a reunião com o Ministério do Trabalho do dia 07/10.

No entanto, fomos surpreendidos com a ruptura do acordo por parte da CPFL que nos cortou a energia sem nenhum aviso prévio. Parece-nos que a CPFL simplesmente estava interessada em cancelar a reunião no Ministério do Trabalho para nos atacar, pois sabe que toda a questão se concentra na discussão da luta pelos empregos e pelos direitos. Confirma-se ridícula a afirmação de “responsabilidade social” por parte da CPFL, escondida atrás de fraudulentos espaços culturais que serve somente para ter isenção de impostos.

Nossos empregos estão em risco caso a energia não seja religada imediatamente. Há quase um ano e meio a CPFL cumpriu o mesmo papel nefasto, cortando a energia na fábrica depois do pedido do fascista do Interventor da Cipla e foi obrigado a retomar as negociações com os trabalhadores da Flaskô, após ficar provado a fraude da intervenção na Flaskô. Um ano atrás, vencemos, depois de muita dor e sofrimento durante 40 dias, mas nunca recuperamos os prejuízos que, na realidade, deveriam ser pagos pela CPFL.

Por isso não podemos aceitar essa ação desleal da CPFL. Precisamos de todo o apoio para retomar o fornecimento de energia na fábrica, com a mais ampla solidariedade em defesa da trincheira que a luta dos trabalhadores da Flaskô fincou na luta contra o desemprego.

Assim decidimos adotar uma série de medidas sendo a primeira delas o pedido de solidariedade a todos os trabalhadores e trabalhadoras em todo o Brasil para o envio de moções de apoio direcionadas à CPFL, solicitando o restabelecimento das negociações e, para isso, a retomada do fornecimento de energia para os trabalhadores imediatamente.

Pedro Santinho
Coordenador do Conselho da Fábrica Ocupada Flaskô
(11) 9930-6383

Fernando Martins
Coordenador Suplente do Conselho da Fábrica Ocupada Flaskô
(19) 8164-1971


Envie moções Urgentemente:

Pedimos a todos os companheiros apoiadores das fábricas ocupadas, todos os movimentos sociais, entidades sindicais, partidos e parlamentares comprometidos com o povo trabalhador a sustentar a luta da fábrica ocupada Flaskô: enviem moções à CPFL e ao Ministério do Trabalho (que está intermediando a questão), exigindo a retomada do fornecimento de energia elétrica e a retomada das negociações (de onde elas pararam).

Gerência da CPFL - Campinas A/C Carlos Alcântara alcantara@cpfl.com.br
Gerência da CPFL - Campinas A/C de Ulisses Guerreiro guerreiro@cpfl.com.br
Superintendência do Ministério do Trabalho/SP
A/C Lucíola Rodrigues Jaime
luciola.jaime@mte.gov.br